Condições Gerais de Reparação
O período de funcionamento para receção de equipamentos na InforChip é de Segunda a Sexta-feira das 10h às 19h (com interrupção no período de almoço das 13h00m às 15h) e aos Sábados das 10h às 13h, com exceção de feriados nacionais ou locais.
A InforChip, em nenhuma circunstância será responsável por perdas e danos diretos, ou indiretos, especiais, incidentes ou consequentes, incluindo lucros cessantes, resultantes da sua atuação na prestação do serviço de assistência técnica e reparação de equipamentos.
Cópias de Segurança
É sempre responsabilidade do cliente a preservação dos dados dos equipamentos. A InforChip fará de tudo para que os dados não se percam, no entanto nunca poderá ser responsabilizada por qualquer tipo de perdas ou danos a este nível.
No caso em que o cliente fica impossibilitado de efectuar seguranças dos dados, por avaria do equipamento, deverá comunica-lo no ato de entrega do equipamento.
Recolhas e Entregas dos Equipamentos
Todos os equipamentos para reparação/orçamentação devem ser entregues nas nossas instalações sita em Rua Tenente Coronel João Luís de Moura Nº25, 2590-024 Sobral de Monte Agraço.
O cliente pode optar também por utilizar o nosso serviço de recolha e posterior entrega, suportando o cliente o custo de 10 € já com IVA incluído. Nesta situação, o cliente é responsável pelo bom acondicionamento do equipamento, de modo a que possa ser transportado em segurança, pelo serviço de recolha por nós indicado.
A InforChip, esforça-se para que as recolhas sejam efetuadas sempre no dia útil seguinte, ou 2º dia útil seguinte ao pedido.
Caso o cliente pretenda o serviço urgente, e à InforChip, seja possível cumprir o prazo de recolha no próprio dia, será cobrado ao cliente o valor de recolha urgente, que tem o valor de 20€ (IVA Incluído).
Reparações
Todas as intervenções são efetuadas por técnicos especializados e com vários anos de experiência laboral na área das reparações.
Durante a intervenção técnica necessária para o reconhecimento da, ou das avarias nos equipamentos, existe o risco de o equipamento ficar com danos mais relevantes, apesar de a InforChip, tudo fazer ao seu alcance para que tal não aconteça. Caso o equipamento ao ser entregue com um sintoma específico descrito pelo cliente e, aquando a verificação por parte dos técnicos, seja detectada que já existem outras avarias, o cliente será informado de toda a situação envolvente com o equipamento.
O cliente, ao entregar-nos o equipamento para intervenção e/ou reparação tem que estar ciente destes riscos e ocasiões e em caso algum pode responsabilizar a InforChip, por avarias, perdas, danos, lucros cessantes, etc., exceto se existir dolo grave por parte da InforChip.
Orçamentos
A InforChip, tem como objetivo fazer os orçamentos de reparação gratuitamente no entanto um orçamento não aceite poderá ter custos ao cliente.
Após intervenção técnica por parte da InforChip para o reconhecimento da(s) avaria(s), e após o cliente ser informado do valor da sua reparação, caso o mesmo não aceite, o orçamento será cobrado pelo valor de 20€ (IVA Incluído).
Os orçamentos verbais, só podem ser considerados como estimativas, não podendo haver qualquer compromisso por parte da InforChip, quer nos valores quer nos prazos estimados, exceto se a comunicação verbal for a única hipótese de comunicação com o cliente, e todos os outros meios de comunicação impossíveis ou o equipamento já tiver sido intervencionado por um dos nossos técnicos especializados.
A InforChip, comunicará ao cliente o orçamento e prazo expectável de reparação (verbalmente) do equipamento, dando ao cliente um prazo de 15 dias para aceitação/rejeição do orçamento. Findo este prazo, e não existindo uma resposta por parte do cliente, o orçamento será considerado como rejeitado ficando o orçamento de reparação sem efeito. Salvaguardando-se sempre à InforChip o direito de rever quer os preços quer os prazos de reparação anunciados no orçamento inicial. Se tal suceder a InforChip, comunicará sempre e previamente quaisquer alterações.
No caso da intervenção pedida, seja a recuperação de dados de um qualquer meio de armazenamento, a InforChip, poderá sempre permitir ao cliente visualizar os dados recuperados, mas apenas nas instalações da InforChip de modo a que o cliente possa confirmar o sucesso da recuperação. Caso o cliente abdique da verificação da recuperação, e aceite o orçamento de recuperação, a intervenção será sempre devida pelo cliente, mesmo que na recuperação alguns ou todos os ficheiros recuperados estejam corruptos, incompletos ou em falta.
O prazo de reparação pode ir até 30 dias, a contar da data de entrega do produto.
Relatórios Discriminativos
Os relatórios escritos discriminativos da intervenção técnica a efetuar, ou já efetuada, têm um custo de 30€ (IVA incluído). Estes relatórios são efetuados pelo técnico ou técnicos a quem o equipamento é atribuído para intervenção. Estes relatórios não são orçamentos, mas sim uma explicação técnica detalhada da avaria e sua causa (sempre que for possível apurar) e da intervenção técnica necessária, ou já efetuada, para o bom funcionamento do equipamento. São os relatórios habitualmente pedidos por seguradoras, ou por quem pretende uma explicação escrita e detalhada da avaria.
Recepção do Equipamento e Serviço Urgente
A InforChip, tem como objetivo, e fará todos os esforços ao seu alcance, para orçamentar uma qualquer avaria no equipamento rececionado. Os equipamentos serão intervencionados por ordem de chegada, ou excecionalmente por uma outra ordem definida pela InforChip Se o cliente pretender que o seu equipamento seja imediatamente intervencionado, assim que entrar nas nossas instalações, será cobrado ao cliente o valor de serviço urgente, que tem o valor de 20€ (IVA Incluído). A disponibilidade deste serviço urgente é limitada a um determinado número de equipamentos, sendo a InforChip, responsável por informar o cliente, no caso da impossibilidade de aceitar o equipamento para este tipo de intervenção.
Os equipamentos que entrem ao abrigo da garantia, terão prioridade na intervenção em relação a outros equipamentos, com exceção dos que entrem ao abrigo do serviço urgente.
O tempo de resposta para os equipamentos que entrem ao abrigo do serviço urgente, cifrar-se-á ao número de horas necessárias para a correta reparação do equipamento, sendo que o mesmo, desde que aceite pela InforChip, dará de imediato entrada nos serviços técnicos.
O tempo de resposta para os equipamentos em garantia, será o menor possível, esforçando-se a InforChip, por tentar cumprir um prazo não superior a 48h. O tempo de resposta para a reparação de um orçamento aceite, será sempre que possível, o tempo indicado no orçamento.
Reparação, Adjudicação e Levantamento
Após aceitação do orçamento, que deverá ser sempre que possível por escrito, exceto se para o cliente se tenha tornado impossível outra forma de comunicação que não a verbal, a InforChip, procederá à reparação do equipamento, conforme orçamentado, no menor prazo possível.
O prazo provável de reparação do equipamento será sempre dado em conjunto com o orçamento. Após a conclusão da reparação, o cliente será informado (verbalmente ou por mensagem) da disponibilidade de levantamento do equipamento. O prazo de garantia iniciar-se-á no dia seguinte à primeira comunicação de disponibilidade para levantamento.
Na reparação dos equipamentos, serão sempre usadas peças novas originais ou equivalentes, exceto se aceite, o uso de peças recondicionadas ou compatíveis, de comum acordo entre o cliente e a InforChip
As peças substituídas, nos equipamentos que para sua reparação assim o requeiram, passam a ser propriedade da InforChip, excepto se o cliente expressamente indicar que pretende ficar com as peças defeituosas substituídas. Deste modo a InforChip, poderá reciclar de uma forma eficiente todo o “lixo” eletrónico. No caso de substituição de peças ao abrigo da garantia, as peças substituídas serão sempre propriedade da InforChip
Após a comunicação de disponibilidade para levantamento, ou rejeição do orçamento, o cliente tem 30 dias para levantar o equipamento, caso contrário, o material considera-se abandonado nos termos do artigo 1267.º/1a do Código Civil. A partir do momento em que este se considere abandonado, o titular fica obrigado a pagar a título de cláusula penal a importância de 10 (dez) Euros + IVA à taxa legal em vigor por cada semana de atraso no levantamento. Passados 3 anos da data do respetivo documento e, ao abrigo do artigo 1299.º do Código Civil, o material tornar-se-á propriedade da InforChip a título de usucapião. Em caso de dívida, a InforChip goza do direito de reter todo o material existente nas suas instalações até que esta seja totalmente liquidada.
Pagamento
Sempre que o orçamento da reparação for superior a 50€, será pedido o pagamento de 50% do valor total para adjudicação do mesmo. Os restantes 50% serão pagos no acto de levantamento do equipamento.
A InforChip, goza do direito de retenção do(s) equipamento(s) até ao pagamento integral de todas as dívidas por parte do cliente à InforChip, não podendo ser responsabilizada por perda, deterioração ou qualquer tipo de alteração de aspeto ou características do equipamento.
Mesmo não sendo levantado o equipamento, desde que o seu orçamento tenha sido aceite, o cliente deverá sempre o valor do orçamento aceite, sempre que a intervenção tenha sido de acordo com o orçamento, mesmo que abandone o equipamento de acordo com as alíneas anteriores.
As reparações são sempre pagas no ato de levantamento nas nossas instalações ou no ato de entrega ao cliente, reservando-se a InforChip, o direito de não entregar o equipamento se o pagamento não for efetuado no ato. No caso de entrega na morada indicada pelo cliente, se o equipamento não for entregue por falta de pagamento do cliente, uma segunda entrega poderá ser agendada posteriormente, no entanto essa entrega será cobrada, ou o cliente fará a recolha nas nossas instalações.
O tempo de resposta para o serviço de entrega será de 24 a 48h, excetuando-se fins-de-semana e feriados nacionais e locais.
Transporte
Na recolha e entrega de equipamentos via transportadora selecionada pela InforChip, a responsabilidade do transporte é da transportadora. Caso na receção de um equipamento via transportadora, entender que a embalagem/caixa que transporta o equipamento não se apresentar nas melhores condições, terá que o reportar por escrito na guia que a transportadora lhe entregar para assinar em como o equipamento foi entregue. Deve ainda certificar-se do bom estado de funcionamento do equipamento. Deverá posteriormente e num prazo de dois dias úteis informar por escrito a InforChip, caso exista alguma anomalia detetável visivelmente ou no funcionamento do equipamento, causada pelo transporte. Após este prazo ou se não forem efetuados os passos anteriormente descritos, qualquer reclamação de avaria/quebra/mau funcionamento provocada pelo transporte será declinada.
Garantia de Reparações
A garantia é de 60 dias para reparações, não se prolongando em caso algum para além deste prazo. Se a reparação envolver a substituição de peças, a garantia das peças é de 2 anos para, e só para, as peças novas substituídas. Não são consideradas peças novas, as peças recondicionadas pelos fabricantes. Em caso de dúvida sobre o prazo de garantia da intervenção necessária para a reparação do seu equipamento, peça-nos informação detalhada sobre sua situação.
O prazo de garantia inicia-se no dia seguinte ao momento em que o cliente é informado (por telefone, verbalmente, por e-mail, sms ou carta) da conclusão da reparação.
A garantia das reparações não cobre as seguintes situações:
- Danos físicos (equipamento partido, danificado, corroído, empenado, etc.) inimputáveis à InforChip
- Uso indevido, danos causados por quedas, negligência, má utilização, fogo, temperaturas elevadas, líquidos, perturbações elétricas, atmosféricas, etc.
- Danos causados no transporte, ou por terceiros.
- Utilização de consumíveis não recomendados pelo fabricante do equipamento em questão.
- O sintoma reportado pelo cliente não se verifique nos nossos serviços técnicos, ou for diferente do reportado pelo cliente ou ainda se a causa que originou a avaria seja diferente da reparação anterior, apesar de os sintomas serem idênticos.
- Se durante o período de garantia o equipamento tiver sido intervencionado com mão de obra e/ou peças alheias à InforChip
- Se na reparação anterior o cliente tiver sido informado da existência do risco de o equipamento ficar irreparável com a intervenção efetuada. Nestes casos a reparação apenas é possível com a substituição de peças e não através de reparação de componentes avariados.
- Peças ou componentes ou partes destes e/ou selos de garantia que tenham que ser danificados, removidos ou alterados para se proceder à reparação e bom funcionamento do equipamento. Os pedidos de reparação ao abrigo da garantia, apenas serão considerados pela InforChip, quando os seguintes pontos forem cumpridos na sua íntegra:
- O equipamento/peça substituído encontra-se dentro do período de garantia.
- O equipamento/peça substituído é identificável, sem qualquer margem de dúvida, pela marca, modelo e número de série.
- Apresentação de Fatura ou Folha de Obra (ou fotocópia bem legível), da intervenção que serve de base ao pedido de intervenção ao abrigo da garantia.